Dicas para pais

A família também tem o seu cantinho para participar e ajudar seu filho na vida escolar. O sucesso do Aluno depende da escola, da família e da dedicação do aluno.

Veja aqui algumas dicas importantes para os pais contribuirem para o bom desempenho do aluno na escola.

Imagine cenas como essas abaixo:

Cena 1: o aluno chega em casa, joga o material de qualquer jeito, pega o celular e fica a maior parte do tempo jogando, brincando ou dormindo. Não se preocupa com as tarefas da escola. Quando já está próximo de levar as atividades prontas, faz de qualquer jeito, com pressa, pede ajuda o tempo todo, pois não consegue mais raciocinar e já está atrasado para ir a escola.

Cena 2: O aluno chega da escola, faz um lanchinho, avisa aos pais que tem tarefa e prepara a mesa com os materiais que vai precisar. Senta na mesa e organiza sua tarefa com autonomia, pede ajuda apenas algumas vezes, quando realmente encontra dificuldade. Termina tudo, organiza o material na mochila e enfim já está pronto para ir brincar. No outro dia vai tranquilo para escola, de cabeça fresca, pois sabe que seu material está organizado.

Qual dessas cenas parece familiar a você? Se você respondeu a SEGUNDA, ótimo seu filho já possui uma boa disciplina escolar. Mas você precisa ajudá-lo a manter esse padrão de forma que, quando adulto, ele realmente alcance o sucesso escolar.

Porém se você respondeu que na sua casa, a cena 1 é mais familiar e, para fazer a tarefa de casa você tem que se preparar para uma guerra. Então muita coisa precisa ser mudada na disciplina escolar do seu filho.

Pensando nessas dificuldades que alguns pais encontram para ajudar seus filhos é que preparamos esse artigo com todo carinho para ajudar com recursos e manter a autoconfiança do aluno. Assim ele ficará mais motivado e certamente encontrará um caminho mais agradável de manter seus estudos em dia e aprender com a qualidade que ele merece.

Como ajudar seu filho na organização e nos estudos

Dica 1 – Prepare um local de estudo

Deixe sempre uma lugarzinho separado para que o aluno tenha seu cantinho de estudo arrumado e que fique fácil para ele colocar o material. Pode ser a mesa da cozinha ou uma escrivaninha no quarto. O importante é que o aluno tenha sempre esse lugar como seu local de estudo.

Dica 2 – Dê o suporte necessário, mas não faça para ele

A participação da família é super importante na evolução escolar da criança. Porém os filhos precisam entender que os pais são apenas apoio quando a dificuldade for grande. Os pais devem dar o suporte sem ajudar além do necessário. Pode ficar próximo ao filho, mas fazendo o seus afazeres domésticos. Quando ele precisar chegue mais perto e depois retome seus afazeres. Aos poucos ele vai entendendo que na casa existem regras e cada um cumpre com suas responsabilidades.

Dica 3 – Faça algumas trocas divertidas com a criança

Você pode propor para seu filho quando terminar a tarefa, uma brincadeira divertida, um jogo, uma comidinha gostosa, um lanche saboroso pra levar pra escola… Enfim algumas coisinhas simples que vai motivá-lo a concluir as tarefas. Porém não dê nem prometa presentinhos.

Outra dica valiosa é montar um painel de crescimento. Coloque no painel algumas regras que o filho tem que cumprir. EXemplo: arrumar o quarto, concluir as tarefas de casa, tarefas na escola, guardar o brinquedo. Então vai marcando um “X” a cada responsabilidade concluida. No final do mês se ele venceu no crescimento das regrinhas então merece um passeio divertido, ir na casa da vovó, um cineminha em casa com os amigos….

Dica 4 – Monte um plano de estudo

As vezes as crianças não tem organização, não sabem como começar, misturam as tarefas, deixam o material em qualquer lugar… Então que tal montar um plano de estudo ou estabelecer uma rotina para que ele aprenda se organizar.

  1. Ao chegar em casa, deixe seu material no local adequado.
  2. Prepare-se para o almoço ou para fazer o lanche da tarde.
  3. No horário adequado (deverá ser sempre o mesmo) é hora dos estudos.
  4. Pegue o material necessário antes de começar a tarefa e coloque todos sobre a mesa.
  5. Tente fazer tudo o que você sabe primeiro. Depois marque o que não sabe e peça ajuda.
  6. Depois de tudo concluido guarde na mochila, verifique se tem lápis, borracha e apontador. Guarde a mochila novamente no local adequado e pronto.

Com essas pequenas dicas certamente você vai ajudar a melhorar e muito a rotina de estudos do seu filho. Espero que tenha gostado!