Educacional, volta as aulas

Como fazer boa Reunião dos pais

Uma das formas de estreitar as relações com os pais é fazer uma reunião onde vários pontos devem ser abordados e tratados de forma que atenda aos dois lados interessados no aprendizado dos alunos .

O professor ou a equipe escolar devem passar de forma clara e objetiva informações e orientações relevantes a rotina e os procedimentos da escola. E para que tudo ocorra exatamente como foi planejado é muito importante preparar um roteiro ou uma ótima pauta de reunião.

É preciso pensar uma forma de fazer esse acolhimento de forma agradável, com assuntos persistentes e relevantes a turma . Enfim, uma pauta com um bom direcionamento e boas ideias despertarão o interesse dos pais em levar pra casa e desenvolver no ambito familiar.

Veja aqui os 7 tópicos que não podem faltar na reunião de pais:

  1. O professor deve ter realizado anteriormente uma Avaliação Diagnóstica da turma de forma que na reunião ele tenha total conhecimento sobre o desenvolvimento dos alunos.
  2. O local deve ser preparado com carinho para que todos se acomodem e se sintam bem acolhidos.
  3. Deixar a pauta de reunião, sua ferramenta principal sobre a mesa, para que a reunião não saia do rumo, fique extensa, improdutiva, cansativa e os pais saiam de lá desmotivados a participarem de um próximo encontro,
  4. Uma boa conversa com os pais deve iniciar sempre com apresentação do crescimento dos alunos. Todo parecer positivo que você apresentar no início já é um bom começo para que os pais se sintam a vontade para mostrar as habilidades, fragilidades e saber onde buscar apoio necessário para ajudar seu filho.
  5. Sugira atividades, apresente ideias, jogos, sites, aplicativos que os pais possam utilizar em casa para ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças.
  6. Abrir espaço para que os pais apresentem suas dúvidas e questionamentos. Ouvir atentamente e apresentar soluções é importante para aumentar parcerias.
  7. No final agradeça e ofereça apoio sempre que precisarem .

Gostou? Garanto que seguindo esses passos você fará uma reunião bem agradável, interativa e motivante. Os pais vão amar fazer uma parceria uma professora tão dedicada como você.

Mas se você precisa de uma pauta bem mais definida com os aspectos relevantes que devem ser pontuados na sua reunião. Clique abaixo e imprima. Tenho certeza que sua reunião vai ficar muito mais objetiva e agradável.

Dinâmica para reunião

Material: 1 folha de papel em branco

Entregue a folha para os pais. Peça para que balancem uma vez e outra vez. Importante que percebam o barulho que as folhas fazem. Pergunte se está fazendo barulho.

No segundo momento peça que amassem as folha bem devagar. Depois peça para endireitar a folha com cuidado para não rasgar a folha. Depois peça para amassar novamente bem devagar. Em seguida devem desamassar a folha com cuidado para não rasgar.

No terceiro momento pedir para que balancem as folhas no ar novamente. Pergunte se está fazendo o mesmo barulho. É certo que não.

Então faça uma reflexão: O barulho são como nossos medos, problemas, dificuldades, inseguranças. Esses barulhos trazem muito problema a nossa mente, nos desestruturam, nos tiram o chão, então atacamos tudo a nossa volta, amigos, família, escola….

Quando amassamos dizemos para os problemas que temos o controle da situação. Que devagar tudo vai se acalmando. O barulho sessa e aí podemos ver as coisas de forma mais branda e sim! agora podemos resolver com paciência e respeito ao próximo.

Trazendo para nossos dias: que possamos esperar o barulho, a raiva sessar, o problema acalmar e com respeito resolver nossos problemas. A solução certamente virá mais fácil.