Dicas Criativas, Educacional, volta as aulas

Como tornar suas aulas mais disciplinadas

E aí você sempre pergunta o que eu devo fazer para tornar minhas aulas mais dinâmicas e melhores? Aqui  eu vou apresentar  5 dicas valiosas de como tornar isso possível.

Enquanto muitos pais não estão preocupados com a disciplina do filho na escola, os professores estão ficando cada vez mais de cabelos brancos tentando descobrir técnicas e mais técnicas de como manter a disciplina em sala de aula e fazer com que seu aluno tenha mais disposição e aprenda da melhor maneira possível.

Lidar com a falta de entusiasmo, interesse e participação dos alunos é um grande desafio nos dias de hoje. Afinal os professores estão sempre competindo com um mundo cheio de atrativos tecnológicos e assim fica muito difícil conquistar a atenção que tanto gostariam de obter na sala de aula. E isso é a realidade de todas as gerações da atualidade desde as turmas dos pequeninos, dos adolescentes e até mesmo os  adultos. Mas não desanime você também! A ideia é buscar novos caminhos e novas receitas para

Mas não desanime você também! A ideia é buscar novos caminhos e novas receitas para lidar com as novidades do momento. Já que a escola, muitas vezes, não oferece esses recursos.  Vamos mostrar aqui cinco dicas para enriquecer suas aulas e assim driblar as distrações dos alunos.

DICA 1 – Busque informações e anote ideias

Durante as conversas com outros professores ou nas suas pesquisas e leituras diárias sempre surge algumas ideias novas ou coisas que você gostaria de trabalhar com seus alunos. Mas como você não anotou caiu no esquecimento.  Então tenha sempre uma agendinha em mãos e crie o hábito de anotar as ideias surgidas. Anote através de tópicos mesmo que não vá trabalhar naquela semana. Anote ideias pra semana, para o mês que vem ou numa data comemorativa que demorar a chegar.

Dica 2 – Tenha organização

As vezes as folhas ficam sempre perdidas no meio de tanto papel e livros. Você separou umas atividades mais deixou todas juntas e misturadas. Então na hora de pegar para xerocar não sabe onde colocou. Procura daqui e procura dali e nada. Aí vem o stress e a aula fica prejudicada. É preciso cuidar das coisas que vai precisar para trabalhar com a turma.

Para que isso não aconteça mais, separe o material que será trabalhado em 3 pastas de cores diferentes. Identifique as pastas com um rótulo: atividades da semana, atividade do mês e na pasta 3 guarde as tarefas que você vai trabalhar no trimestre. Estabeleça regras e hábitos de sempre olhar as pastas. Isso ajuda muito na organização e facilita seu trabalho.

Dica 3 – Faça sempre um planejamento

Depois que você separou atividades referente ao conteúdo pragmático da semana, do mês e do trimestre. É hora de planejar. Pegue as atividades da semana e relacione com o conteúdo e os objetivos que pretende alcançar. Esquematize e mãos a obra.

O planejamento  é o principal instrumento que o professor tem para nortear a realização de suas atividades e ações. Afinal o planejamento é a peça chave para todo e qualquer profissional que deseja obter êxito no desenvolvimento de suas atividades.

Dica 4 – Prepare recursos diferenciados

Para atrair a atenção dos alunos frente a tantos recursos e aparados disponível no meio social, é preciso que o professor seja bem articulado e desenvolva atividades divertidas, dinâmicas e interessantes. Por isso, mesmo que a escola disponha de poucos recursos tecnológicos ou outros, busque você mesmo atrair esses alunos com  algumas  estratégias significativas. Você pode realizar bingo com o tema trabalhado e oferecer brindes. Jogos de passa ou repassa para fixar conteúdos, uma vez na semana trabalha com musicas, paródias, apresentação em grupos, o dia da história, filme com pipoca uma vez no mês. Dia do rodizio de atividades, dia da ajuda em dupla…

Dica 5 – Prepare apostilas

Ter sempre uma  atividade de reforço e atividades diferenciadas para casa ou para sala de aula é uma ótima estratégia para manter a disciplina. É preciso que o professor entenda que o aluno não pode ficar sem nada pra fazer. Cabeça parada ou vazia vai sempre procurar algo para fazer. E se você não enche a cabeça do aluno de coisas boas, ele vai querer procurar coisas ruins para fazer. É aí que começa a indisciplina.

Esteja sempre atento a essas dicas e me responda… Na sua sala de aula que estratégias você tem utilizado para manter a disciplina? Conte-nos as suas dicas. 

Leave a Reply